Por Que Me Sinto Inútil? 7 Maneiras Para Descobrir Seu Propósito

Como sociedade, nós ainda estamos distantes de poder discutir, de maneira comum e disseminada, sobre as doenças mentais que nos aflingem, a ponto de que, qualquer pessoa se sinta livre para compartilhar suas histórias.

É interessante notar que, as pessoas geralmente não têm problema ao falar sobre sua saúde física, enquanto temas como, problemas e transtornos mentais são raramente comentados espontâneamente.

O século 21 chegou com tudo, porém ainda encontramos dificuldades em confessar nossos medos mais profundos e falar sobre nossas verdadeiras emoções.

E aqueles que não sentem medo de se expor, algumas vezes são massacrados e criticados por ‘reclamarem muito’. Desde pequeno, somos ensinados a engolir nossas emoções e ‘ser mais durões’. Isso pode ser especialmente difícil para garotos, adolescentes e até jovens adultos, já que é bem comum ouvirmos que ‘homem não chora’.

Mas esse tipo de comportamento nos leva ao desenvolvimento de problemas maiores: reprimir suas emoções nunca é uma boa escolha. Aqueles que fazem isso frequentemente, quase sempre acabam tendo problemas mais tarde na vida e não conseguem achar o seu lugar no mundo. Se você enfrenta dificuldades em descobrir seu propósito na vida, é essencial que você comece a trabalhar nessa questão o quanto antes.

A sociedade nos fez pensar que precisamos alcançar objetivos particulares, geralmente materiais ou superficiais, para acharmos algum ‘sentido’ na vida. Isso está completamente errado! As relações sinceras, felizes e verdadeiras de amor ou amizade que temos é o maior ‘sentido’ da vida e também sua essência. Você não precisa de muito mais do que isso!

Ao invés de perguntar para uma árvore, o por quê dela estar viva, você deveria apenas parar e pensar por um momento. Pensou? Não encontrou nenhum motivo ou razão? Ela está viva simplesmente porque existe. Sua existência é justamente a razão e o propósito de estar ali. E o mesmo se aplica aos humanos. As pessoas costumam estabelecer uma relação do sentido da vida com conquistas pessoais, confundindo-as com um propósito.

Neste artigo, falaremos exatamente sobre como entender isso e porque essa descoberta é tão importante.

A Importância De Ter Um Propósito

Caso você esteja se perguntando por que ter um propósito é tão crucial, permita-nos te lembrar de um estudo de 2011 publicado pela Applied Psychology que nos diz que, pessoas que vivem em um estado de constante ‘felicidade e bem-estar’ viveram por mais tempo.

Esse estado de ‘felicidade e bem-estar’ está diretamente conectado com a sensação de ter um propósito na vida, elas acabam vivendo com mais qualidade e por mais tempo. Também está conectado com o sentimento de ter controle sobre sua própria vida e fazer coisas que considere significativas.

Sendo assim, se seu objetivo for viver uma vida saudável, feliz, harmoniosa e próspera, nós recomendamos fortemente que encontre logo esse propósito, se você ainda não o tem. Porém, qualquer um que ainda não tenha encontrado o seu, vai concordar que é muito mais fácil falar, do que realmente fazer.

Vagar pela vida sem um senso de direção não é exatamente a coisa mais divertida do mundo, e se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, nós te entendemos. Estamos mais do que cientes de que ninguém consegue simplesmente ‘inserir’ um propósito em você, porém mesmo assim, recomendamos que nos ouça, e leve em consideração as 7 maneiras abaixo, que você pode utilizar para aumentar seu senso de propósito.

Preste Atenção Nos Seus Sonhos, Esperanças e Desejos

A coisa mais importante a se fazer quando está na luta para encontrar seu objetivo é parar por um tempo, e prestar atenção em si mesmo. Comece com um pouco de autorreflexão (se facilitar, se olhe no espelho) e faça a si mesmo essas perguntas: Quais são meus sonhos, esperanças e desejos? É de extrema importância que você destaque a palavra ‘meus’ na frase.

Ou seja, você precisa parar de se preocupar com os outros por um momento – o que eles podem vir a dizer ou pensar – e se comprometer a identificar o que faz VOCÊ querer viver mais e melhor. Algumas vezes nos pegamos fazendo coisas que os OUTROS esperam que façamos, sem nem perceber que isso, na verdade, não nos traz felicidade alguma.

Então, da próxima vez que você decidir tirar um tempo para refletir e buscar dentro de si uma resposta, talvez deva começar se perguntando o que VOCÊ deseja fazer na vida, ao invés de pensar o que essa ou aquela pessoa, ou até mesmo a sociedade espera que faça.

Ajude Os Outros

Assim que você se permitir chegar à essa realização pessoal e ter um pouco mais de certeza sobre o que realmente te faz feliz, será a hora de começar a se preocupar com outras coisas. Se você ainda tem dificuldades em descobrir o seu próprio caminho na vida, mesmo que tenha praticado a autorreflexão várias vezes durante sua vida, talvez seu objetivo (ou pelo menos um deles) seja ajudar aos outros. Várias pessoas são verdadeiramente altruístas e não conseguem se sentir felizes se elas não fazem outras pessoas felizes.

A busca para encontrar o seu propósito é um jogo de tentativa e erro, mas a coisa mais importante a se levar em conta é, NUNCA DESISITIR. Sabe aquela frase motivacional que diz ‘A felicidade não se encontra no destino, e sim na jornada’? Pode soar um pouco clichê, mas de fato é verdade. Encontre alguma causa na qual você se importe e dedique seu tempo livre a ajudar os outros, caso seja algo que te anime e te faça feliz.

Adote Um Pet

Ajudar outras pessoas é incrível. Mas sentir que você se importa com alguém ou alguma coisa pode ser um sentimento ainda melhor. Não apenas nos sentimos bem por sermos responsável por alguém/algo, mas de certa maneira, também muda nossas vidas. Qualquer um que já teve aquele animalzinho com o qual se importava profundamente sabe como é prazeroso acordar todas as manhãs e ter o seu fiel companheiro ao lado. Você sabe que aquele animal (seja um gato, cachorro, pássaro, tartaruga ou uma cobra – não importa qual) conta com você e isso lhe traz um propósito como poucas outras coisas na vida trazem.

Vamos imaginar que você adote um cachorro, por exemplo. A partir de agora, você precisa alimentá-lo todos os dias, leva-lo para passear, brincar com ele, etc. Precisa aprender constantemente coisas sobre a raça dele em específico, então você começa a ler livros, visitar blogs e sites dedicados a tal raça, e também ler artigos como aqueles que você pode encontrar no Tudo sobre cachorros, por exemplo e por ai vai.

A cada dia que passa, você acaba abraçando mais essa nova função e de repente, sem nem ao menos notar, você nem pensará mais em ter um propósito. Quando esse momento chegar e você perceber, provavelmente dirá a si mesmo: ‘Isso era exatamente o que eu precisava’. Em diversos casos, é nesse momento que a sua mente para de ficar se questionando sobre um propósito ou objetivo, e percebe que acabou de encontrá-lo.

Leia Mais

Ler é uma daquelas poucas atividades que podem te levar à lugares além de sua imaginação. Bem frequentemente, nos encontramos tão presos em nossas próprias rotinas que nos pegamos pensando constantemente em diferentes maneiras de quebrar essas rotinas e parar o Feitiço do Tempo de se repetir infinitamente.

Em alguns casos, é bem mais fácil fazer isso com a ajuda de um bom livro. Por isso é crucial reservar tempo suficiente durante o nosso dia para ler algo que nos inspire e nos motive. As vezes só precisamos de um empurrãozinho para nos colocar de volta no caminho. Ler nos faz ver as coisas de diferentes perspectivas, portanto, nos ajuda a sair da rotina ordinária e cansativa da vida, que suga toda a nossa energia e criatividade.

Encontre Tempo o Suficiente Para Você e Pratique Algum Passatempo

Enquanto ainda estamos no assunto de criatividade, aconselhamos seriamente que escolha algum passatempo que lhe ajude a resolver problemas e desafios que possa estar enfrentando no momento.

Nós já falamos sobre a importância de dar ouvidos aos seus sonhos, desejos e anseios. Se você gosta de fazer algo criativo durante seu tempo livre, é essencial que você comece a praticar isso imediatamente. Escreva músicas, pinte, faça trabalhos de marcenaria, toque algum instrumento, aprenda uma nova língua, e assim por diante. Qualquer uma dessas coisas pode lhe ajudar imensamente na busca pelos seus objetivos e propósitos.

Permanecer curioso e ansioso para se aprimorar não é bom apenas para você, mas também para seu relacionamento. É melhor trazer boas energias da sua nova paixão para a relação do que continuar na mesma coisa, se cansar, e acabar fazendo bobeiras como flertar com outras pesoas ou até mesmo traição. O mesmo vale para seu parceiro.

Apenas lembre-se que esse propósito não precisa ser algo necessariamente grande. Leve seu próprio tempo e seja paciente. Há inúmeros exemplos de pessoas que encontraram seus propósitos bem tarde na vida. Como já indicamos, não importa QUANDO aconteça: mas quando acontecer, você será mais feliz do que pode imaginar.

Escute e Fale Com Pessoas Cuidadosamente

Uma ótima maneira de (re)descobrir um propósito na vida pode ser simplesmente escutando e falando com pessoas. No mundo de hoje, as nossas habilidades sociais tendem a serem negligenciadas por diversos fatores. É bem triste observar que temos cada vez mais dificuldades em se comunicar de maneira eficiente entre nós mesmos.

E algumas vezes, essa falta de comunicação é o fator maior para o início de distúrbios mentais como ansiedade, depressão e o isolamento.

Se você possui dificuldades em conversar com pessoas pessoalmente, recomendamos que comece a encarar esse medo o mais rápido possível. Isso é algo que pode lhe ajudar a sair da sua crise, mesmo que não perceba de início. Seja paciente e comece aos poucos: Troque algumas palavras aqui e ali com algum desconhecido pela rua, ou no supermercado quando você sai para fazer algumas compras. Todas essas coisas podem ajudá-lo imensamente a aumentar seu propósito na vida.

Conclusão

Mais e mais pessoas lutam para encontrar o seu propósito na vida. Sair sem rumo por ai é algo que várias pessoas gostariam de evitar, mas quebrar o ciclo vicioso pode ser bem difícil as vezes. É por isso que, nesse artigo, te demos algumas ideias que podem ser utilizadas para que você consiga achar ou aumentar seu propósito na vida.